segunda-feira, 28 de setembro de 2009

The xx - xx (2009)



Myspace  Página Oficial

O grande problema do hype é o escudo que ele cria em torno do artista. Mas é um escudo, no mínimo, estranho, que implora pra ser atacado, mas que ao mesmo tempo sobram pessoas para defendê-lo. No entanto, esse mesmo escudo chega a afastar alguns ouvintes. Confesso que sou daquele tipo que quer saber o porquê das pessoas estarem falando tanto de determinado albúm ou certas músicas, entender o porquê de ganharem tanta evidência. E é tudo culpa do hype, criador de expectativas que, por vezes, são até desnecessárias.

Talvez seja o caso do The xx, banda inglesa que, ao ouvir pela primeira vez, talvez tu não consiga enxergar nada demais, nada que a diferencie das outras bandas, talvez você ache até alguma banda melhor, e que eles estão apenas sendo supervalorizados, etc. É, eu também pensei assim por um momento, tanto que ouvi umas duas vezes o cd inteiro, e deixei pra lá. Pouco tempo depois, numa daquelas rádios online, acabei por me encontrar de novo com eles, sem pretensão nenhuma, e sem expecativas, consegui entender o porquê da banda ser tão protegida. Tudo soava tão simples, natural, envolvente, mais parecia um flerte entre os acordes que formavam aquela doce canção e os meus ouvidos.

Acabei por ceder. As canções que, provavelmente, são as mais sensuais desse ano, haviam me conquistado, e lá estava eu, ouvindo incansavelmente os arranjos minimalistas dessa banda inglesa. E por isso decidi reforçar esse escudo, que ninguém sabe mais se ajuda ou atrapalha.



É evidente que não houve nenhum deslumbramento ao entrar no estúdio de gravação e se deparar com um mar de possibilidades. Por manter os pés no chão e a cabeça nas alturas, os londrinos do The xx optaram por dar ênfase às melodias, ainda que simples, criando um espaço suficiente em cada música para que caiba todas as sensações que você vai ter. E não vão ser poucas.

Esse minimalismo que constrói toda a atmosfera do albúm, aliado a linhas vocais doces e repletas de sentimento, baterias eletrônicas, baixos bem medidos, notas simples de guitarra, e muitas repetições, o que torna ainda mais envolvente os 38 min propostos pelo "xx", albúm de estréia da banda, que saiu em Agosto desse ano.

E, por não pertencer a certo momento e nem se encaixar apenas em um estilo, The xx merece toda atenção que recebe, apesar de que cada palavra que é dita acaba se tornando inútil, já que o necessário, neste caso, é sentir. Permita-se sentir e deixe-se ser conquistado. Há tempos que um hype não se mostra tão original e agradável assim.




 



The xx - xx (2009)
01 - Intro
02 - VCR
03 - Crystalized
04 - Islands
05 - Heart Skipped A Beat
06 - Fantasy
07 - Shelter
08 - Basic Space
09 - Infinity
10 - Night Time
11 - Stars

Download

Nenhum comentário: